Obrigado pela visita, Deus te abençoe Jesus te ama

"Buscar-me-eis,               e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração"               Jer 29.13

.

 

Página Inicial    

Agradecimentos

Bíblia Sagrada 

Cartões             

Palavra Jovem 

Mensagens anteriores        

Mensagens Virtuais        

 

.

Mensagens Anteriores

 Voltar para a lista de Mensagens

A Bíblia no Lar

24.03.2012  

Um lar cristão é aquele que vive e toma decisões baseadas na Palavra de Deus. Pelo menos é essa mensagem que temos ouvido anos após anos. Mas, estão os nossos lares realmente firmados nas Escrituras, num mundo tão turbulento como este em que nós vivemos? Tem sido a Bíblia vivida dentro do lar? “Não é pela Palavra lida, nem pela Palavra falada, mas pela Palavra vivida é que a Palavra da vida nos foi revelada.” Este é um pensamento que retrata a necessidade de lares onde a Bíblia seja vivida diariamente. O ideal de Deus para a família cristã é que ela cultue ao Senhor todos os dias. É o chamado culto doméstico. Em alguns lares tem se tornado uma prática quase impossível devido aos horários que não se harmonizam. Outros o conseguem e as experiências são ricas. Outros há que fazem do culto doméstico uma obrigação diária e se não o fizerem o castigo de Deus pode descer sobre a família. Uma atitude desta por parte dos pais, pode acarretar dois graves prejuízos: primeiro, o culto se torna um fardo para todos, quando deve ser uma hora alegre e descontraída; segundo, é que passa para os filhos a imagem de um Deus punitivo, castigador e não um Deus de amor. Há também o problema que os filhos enfrentam quando os pais são fiéis e piedosos leitores da Bíblia (lêem dez, vinte vezes), mas mantêm um relacionamento péssimo entre eles e com os filhos. A Bíblia só é lida e não é vivida. Que Bíblia tenho eu apresentado aos meus filhos?

A Bíblia, no lar, deve ser um livro presente em todos os sentidos: quer o livro às mãos de todos, quer os ensinamentos aprendidos e compartilhados, quer no uso do culto e louvor ao Senhor. A Bíblia deve ser um livro familiar à criança.

Acredito não existir famílias perfeitas. Em todas há problemas. A diferença está em como enfrentá-los. A família cristã, com a ajuda do Senhor, deve colocar em prática alguns princípios básicos para que a paz seja mantida no lar e o inter-relacionamento pessoal seja positivo para todos como aconselha o autor de Romanos 14:19: “Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua.”

No lar cristão deve haver espaço para que cada pessoa expresse suas opiniões. Muitas vezes os pais interpretam o direito de expressar opinião dos filhos, como falta de respeito e daí abusam de sua autoridade de pais mandando-os se calarem. Conversar com o filho e saber o que ele pensa é uma das caminhadas mais preciosas na vida em família. Os pais crescem com essa experiência.

Reconhecer o erro é um duro caminhar de aprendizado dos pais, mas que vale a pena arriscar. No relacionamento marido e mulher, essa virtude não tem sexo. Tanto um como o outro tem o direito de pedir e receber perdão.

Um lar onde haja respeito mútuo, onde se considerem as diferenças de idades, onde a busca pelo aprimoramento da linguagem é tônica constante e o perdão cultivado, pode-se dizer que é uma família que começa a dar os primeiros passos para o seu crescimento emocional equilibrado. Não é impossível. Basta querer e lutar para alcançar.

A família é realmente, depois da salvação em Jesus Cristo, o bem mais precioso que temos. Promover a paz é tarefa de cada um. Não espere pelo outro, mas comece você a ser o agente conciliador dentro do lar. Não importa se você é o pai, a mãe ou o filho, mas se você quer um lar de paz, lute por alcançá-lo. Não desanime diante do seu lar que parece não ter mais jeito. Deus pode operar milagres. Jesus deseja que lares cristãos autênticos aumentem cada vez mais, pois quanto mais fortes os lares, melhores igrejas teremos e mais fácil será atuar como sal e luz no mundo em que vivemos. O lar é como um esquadrão de retaguarda que dá equilíbrio estratégico numa batalha. Lares estruturados, onde os princípios bíblicos são observados, são um forte ponto de apoio para cada membro da família. Cristo quer participar de sua vida em família.

Extraído e adaptado do Livro: Cristo em Minha Vida Diária

Autor: Darci e Nancy Dusilek

Para Meditar: "Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atá-las-eis por sinal na vossa mão, e elas vos serão por frontais entre os vossos olhos; e ensiná-las-eis a vossos filhos, falando delas sentados em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao levantar-vos; e escrevê-las-eis nos umbrais de vossas casas, e nas vossas portas." Deuteronômio 11:18-20. 

Oração: “Senhor, obrigado pela oportunidade de estudar diariamente a Tua palavra, ajuda-me a aplicar os Teus ensinamentos, e viver a Tua Palavra, desfrutando de uma vida familiar harmoniosa. Pai, eu Te agradeço por permitir que eu faça parte da Tua família e seja chamado de Seu filho.” Amém.

ENVIAR ESTA MENSAGEM PARA AMIGOS

Copyright 2000 - 2012 © - Buscando Jesus - Todos os Direitos Reservados